Curso Competências Socioemocionais na Escola

Informações do Curso
Categoria AGUARDE A PRÓXIMA TURMA
As inscrições não estão abertas neste momento, mas se você ainda não for cadastrado no ESPAÇO EDUCADOR e tiver interesse, clique em CADASTRE-SE. Assim, quando as inscrições estiverem abertas, você já pode se inscrever diretamente na plataforma.

Data de Início: 15/03/2021

Data Final: 31/07/2021

A inscrição é aberta: 15/03/2021

A inscrição é fechada: 20/07/2021

Curso Competências Socioemocionais na Escola

Sinopse

Convidamos você a ampliar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento intencional das competências socioemocionais em aula.

Descrição

Já ouviu falar sobre Competências Socioemocionais? Como elas contribuem para resultados de vida? Sabe qual a relação delas com educação integral e a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Convidamos você a explorar estas e outras perguntas sobre o desenvolvimento intencional destas competências em aula.
Este curso organiza o conhecimento acumulado nos 25 anos de história do Instituto Ayrton Senna com pesquisas e projetos que localizam o desenvolvimento das competências socioemocionais como um dos pilares do desenvolvimento pleno dos estudantes, como preconizado pelo princípio da educação integral e pelas 10 Competências Gerais da BNCC. Venha conferir!

O curso é composto por 3 módulos, sendo o primeiro deles “Conhecendo as competências socioemocionais”, com 4 horas e 20 minutos de duração, pré-condição para a realização dos demais.

Os outros dois módulos "Instrumento Senna para avaliação diagnóstica" e "Rubricas para avaliação formativa" são voltados para o uso da Plataforma Socioemocionais BNCC, que oferece instrumentos para o acompanhamento do desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Apesar desses módulos estarem abertos a todos os inscritos, o acesso aos instrumentos da Plataforma só pode ser realizado por aqueles que forem cadastros pela sua rede de ensino.

CURSO LIVRE

PÚBLICO-ALVO: professores, gestores escolares, profissionais de secretarias de educação e pesquisadores da área.

MODELO: Autoformativo.

MÓDULOS:

Conhecendo as Competências Socioemocionais.
Instrumento Senna para Avaliação Diagnóstica.
Rubricas para a Avaliação Formativa.

OBJETIVOS:

Espera-se que ao final do curso você possa:

  • Compreender a relação das competências socioemocionais com os pressupostos de educação integral e com a Base Nacional Comum Curricular.
  • Conhecer o que são competências socioemocionais, quais a ciência propõe para o desenvolvimento em contexto escolar e porque elas são importantes para a vida dos estudantes.
  • Identificar os aspectos do planejamento pedagógico que potencializam o desenvolvimento intencional das competências socioemocionais em aula.
  • Conhecer ferramentas que apoiam no planejamento e no acompanhamento de propostas de educação integral com foco no desenvolvimento intencional das competências socioemocionais.
  • Conhecer como utilizar tais ferramentas e analisar os resultados obtidos a partir delas para a tomada de decisão visando ao desenvolvimento pleno dos estudantes.

DIFERENCIAIS:

1- Alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular e educação integral;
2- Certificação de participação;
3- Conteúdo atualizado com evidências científicas sólidas;
4- Formação docente voltada para o trabalho com competências socioemocionais.

Lembrando que os cursos livres não são regulamentados pelo MEC, mas podem ser utilizados para complementar o currículo e como atividades curriculares complementares na graduação, se a instituição de ensino permitir.

<script>(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start': new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src= 'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,'script','dataLayer','GTM-MB93Q5L');</script> <script> !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0'; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script', 'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js'); fbq('init', '381032605933786'); fbq('track', 'PageView'); </script>